quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Ídolo


Ouvindo agora "Bumbo da Mangueira", de Jorge Ben Jor, me peguei lembrando da época em que, andando pela garagem do condomínio onde vivia, passava horas e horas, tardes e mais tardes ouvindo as músicas dele em meu walkman.
Há muito tempo não parava para ouvir Jorge Ben.
Pensei, então, que seria bacana falar sobre o quanto eu gostava dele. Acredito que tenha sido meu ídolo musical mais importante, pois muito cedo (aos 10 anos de idade) me peguei hipnotizada por suas músicas. E engraçado é que, antes disso (o ano em que comecei a adorar Jorge Ben foi 1994), eu ouvia mais rock do que qualquer coisa. As MPBs que eu ouvia eram praticamente só aquelas que tocavam no rádio. Cresci ouvindo rock, pois meu pai gostava bem mais deste gênero. E, não sei como – adoraria lembrar como tudo começou! – um belo dia fiquei maluca pelo som do "Babulina". Não lembro como aconteceu, se vi algum show dele pela TV... Mas fiquei encantada.
Enchia os ouvidos dos meus amigos na escola, só falava de Jorge Ben Jor o tempo todo. Vivia cantando suas músicas. Vivia pensando que eu poderia algum dia encontrá-lo na rua (ele morava na Barra, diziam, e eu também). Vivia achando rostos que eu achava parecidos com o dele (se alguém usasse um par de óculos escuros redondinhos, para mim já servia como grande semelhança). E sempre ouvindo suas fitas. "A banda do Zé Pretinho" era uma das mais executadas no aparelhinho. Voltava toda hora para ouvir, ouvir, e ouvir de novo. Ficava querendo que alguém perguntasse: "Qual sua música preferida?" só para que eu pudesse responder: "A banda do Zé Pretinho!!!!". Acho que nunca perguntaram, mas com certeza eu disse. Na verdade queria mesmo é que me entrevistassem para que eu pudesse mostrar meu enorme bom gosto. Pensava que, se fosse famosa (acho que pensava, nesta época específica, em ser atriz...), poderia falar sobre ele, mostrar o quanto adorava sua música, deixar bem clara a minha idolatria.
Realmente a musicalidade dele é simplesmente incrível, e eu sentia que havia feito uma grande descoberta ao conhecer as músicas dele. E ficava injuriada quando meus amigos de escola diziam que não o conheciam, ou, pior, não o ouviam. Sabiam quem ele era, mas não conheciam suas músicas. Eu insistia: eles tinham que conhecer!
Lembro de ter ficado ligeiramente ofendida quando, anos mais tarde, minha mãe foi falar algo sobre Jorge Ben e perguntou: "O Ingo é que gostava muito dele, não é? Ou era você?". Poxa, pensei ter enchido os ouvidos de todos o suficiente para que nunca mais esquecessem! Mas ainda assim acharam que o tiete era o meu irmão. Pelo visto eu poderia ter exagerado ainda mais, hahahah...
Não sei como me aguentaram, mas foi um fanatismo daqueles. Talvez tenha durado pouco, mas foi forte. E, ouvindo a música do Ben Jor hoje em dia, senti novamente o que sentia. Caramba, eu tinha razão de ficar extasiada com aquele som.
Foi muito bom ter um ídolo deste quilate. Foi bastante inspirador e acho que, por ficar cantando muito as músicas "junto" com ele, minha vontade de cantar (que tenho, que eu me lembre, desde os 3 anos de idade) ficou ainda mais forte. Tudo em suas músicas me impressionava: a musicalidade; a percussão; as letras descontraídas, que se comunicavam tão bem comigo e me emocionavam; a guitarra/violão marcantes, tão característicos. Seu jeito de cantar, parecendo tão natural. Um artista que, hoje vejo, tem aquilo que mais admiro: total liberdade para compor, para cantar. Totalmente extrovertido, livre.


Lembro que certa vez li na Showbizz uma declaração do Billy Joe, do Green Day, que nunca mais esqueci: "O Hüsker Du" foi a primeira banda que amei". E isto tem uma importância colossal em nossas vidas. Quem foram nossos primeiros grandes ídolos? O quanto aquilo foi bom para nós? O que nos inspirou? A primeira banda que amei foi o Blind Melon (se não me engano, veio para que eu deixasse o Jorge Ben descansar um pouco, pois no final de 1995 comecei a pirar por esta banda). 
Mas o primeiro artista que amei foi o Jorge Ben Jor.

2 comentários:

  1. Jorge Ben Jor... Artista único!! Me lembro de um evento que participei, com uma performance de samba... varias personalidades da "midia "passavam... e Jorge Ben esta va lá. parado vendo nosso trabalho do inicio ao fim.... depois, ele se inclina em forma de agradecimento... Salve Jorge Ben !

    ResponderExcluir
  2. Que honra! Mas que você merece a reverência, merece! :)

    ResponderExcluir